O que Significa Alimentação Saudável



Significa uma alimentação tão equilibrada, variada e completa, como a alimentação de qualquer individuo saudável.
É importante incluir na alimentação diária o consumo de hortícolas, frutas, cereais de grão inteiro e leguminosas, todos ricos em hidratos de carbono, mas igualmente ricos em fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias protetoras, assim como também é importante incluir proteínas e gorduras boas.
Apesar dos diabéticos não estarem absolutamente proibidos de ingerir açúcar ou alimentos açucarados, convém lembrar que estes alimentos, além de contribuírem para uma rápida subida da glicemia (açúcar no sangue), apresentam, normalmente, uma elevada densidade calórica, e, simultaneamente, défices de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, não acrescentam qualquer valor a uma alimentação que se pretende saudável, além de contribuírem para o aumento de peso.
No entanto, toda a pessoa com diabetes deve ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida, e equilibrado, quer em quantidade, quer em qualidade, em função do seu peso, idade e comorbidades. Este plano individualizado tem como objectivo:
- Evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicêmia,
- Atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular,
- Contribuir para normalização da pressão arterial
- Ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular
- Manter um peso adequado
Na Amodia, a pessoa com diabetes é aconselhada a fazer a primeira consulta com o nutricionista logo a seguir à primeira consulta com o médico que iniciou o seu seguimento. Assim, será feita uma avaliação para determinar qual o seu estado nutricional e qual a intervenção nutricional necessária para se manter saudável.